O quê são Algoritmos de Casamento de Padrão?
Algoritmos de Casamento de Padrão são usados para solucionar o Problema de Busca de Padrões – encontrar correspondências de um ou mais padrões em um conjunto de dados. Os padrões buscados podem ser textuais, simbólicos ou binários, e o casamento pode ser exato ou aproximado.
Quais são as aplicações dos Algoritmos de Casamento de Padrão?
- Busca e Substituição em Editores de Texto – Encontrar e substituir palavras ou frases específicas em um arquivo de texto.
- Detecção de Vírus – Identificar padrões conhecidos de vírus em arquivos ou em rede.
- Análise de Logs – Analisar logs e encontrar padrões específicos.
- Análise de DNA: Encontrar sequências específicas de DNA em amostras genéticas.
- Processamento de Linguagem Natural – Identificar padrões específicos de palavras ou frases em texto, como nomes de pessoas, lugares e organizações.
Algoritmos de Casamento de Padrão Exato
- Algoritmo KMP (Knuth-Morris-Pratt) – Esse algoritmo constrói um autômato finito determinístico capaz de reconhecer o padrão buscado e, então, simula a execução desse autômato ao longo do texto de entrada.
- Algoritmo Rabin-Karp – Esse algoritmo funciona deslizando uma janela de comparação pelo texto de entrada e usando uma função de hash para decidir quando uma comparação entre o trecho de texto e o padrão buscado deve ser feita.
- Algoritmo BMH (Boyer-Moore-Horspool) – Esse algoritmo funciona deslizando uma janela de comparação pelo texto de entrada e usando uma “tabela de saltos” para decidir em quantos símbolos a janela deslizante deve ser deslocada, quando ocorre um descasamento ocorre entre um símbolo na janela deslizante o no padrão buscado.